Cozinhe o feijão carioquinha com as folhas de louro e o cubo de caldo de carne. Reserve 1 xícara média de feijão e o restante bata em um liquidificador para obter uma consistência cremosa. Coloque em um recipiente até que termine o preparo dos outros ingredientes.
Afogue em uma panela o bacon e a linguiça deixe dourar. Acrescente a cebola, o alho e o pimentão picados em cubinhos, junte o sumo de tomate, uma xícara de água e ferva até que se forme um molho.
Refogue o feijão batido mais o inteiro em uma panela aquecida com azeite ou óleo. Misture o molho e acrescente a farinha mexendo para que não embole, coloque em um recipiente a gosto, decore com rodelas de ovos cozidos e cebolinha.
Acompanhamento
Tempere a costela suína com limão, pimenta, a cerveja e sal a gosto. Se preferir deixe por uns 15 minutos descansando. Afogue em uma panela com azeite ou óleo, tampe para que ela cozinhe com o vapor se necessário. Coloque um pouco de água e deixe fritar.
Pique a couve bem fininha e tempere com azeite, cebola, cebolinha e sal a gosto.
Para a pururuca bem sequinha afogue o toucinho uns 20 minutos um dia antes. Desligue o fogo, espere esfriar e coloque em uma embalagem de plástico.
Congele e retire minutos antes de servir o prato e frite em óleo quente. Sirva acompanhado de arroz branco.
Refogue no óleo a cebola, o alho e o pimentão. Acrescente a polpa de tomate, o sal e a pimenta-do-reino e deixe no fogo até que o molho fique encorpado. À parte, misture as farinhas e despeje o molho sobre elas, mexendo bem. Unte um cuscuzeiro com óleo e disponha no fundo e nos lados as rodelas de ovo e de tomate e as sardinhas cortadas ao meio, sem espinhas. Coloque a massa e aperte-a bem. Leve ao fogo até que o cuscuz esteja cozido, mas úmido.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, de menos o pó Royal ,esse ingrediente deixa por ultimo. Unte a forma com manteiga e polvilhe açúcar ao invés de farinha, isso vai deixar o bolo mais "molhadinho" e saboroso. Leve ao forno aquecido e deixe por 35 a 45 minutos. Bom apetite!!!!
1.5 Litros de água (Aquela que vc cozinhou o Peito do Galo)
1 kg de farinha de trigo
4 dentes de alho
Recheio:
1 Litro de água fervente (a mesma que cozinhou o peito)
2 peito de GALO (800 g aproximadamente)
200g. de azeitonas verdes picadas
200g. de milho verde (lata)
1 pimenta dedo de moça ou 2 pimentas de cheiro
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mostarda
2 cebola média picada
6 dentes de alho amassados
Salsa a gosto
Sal a gosto
6 colheres (sopa) de requeijão tipo cheddar
2 clara e farinha de rosca para empanar
Modo de preparo
Massa:
Em uma panela de pressão coloque 1.5 litro de água, 1 tablete de caldo de galinha, 4 dentes de alhos inteiros e o peito do Galo, sal a gosto. +ou- 15 minutos após atingir pressão desligue e retire o peito observando se o mesmo está bem cozido (lembre-se que o peito do GALO é bem mais duro do que de um frango) reserve o caldo para fazer a massa. Em uma panela grande coloque o caldo (aquele que vc cozinhou o peito do GALO) adicione 1 colher de manteiga/margarina, confira se está temperado e deixe ferver, retire do fogo adicione a farinha e mexa sem parar, volte para o fogo e continue mexendo até soltar do fundo da panela.
Deixe descansar por 20 minutos.
Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho, a pimenta, a azeitona, o milho e junte o frango. Tempere com sal se necessário, pimenta e deixe por 3 minutos, espere esfriar, misture o requeijão, a mostarda e a salsa e recheie as coxinhas, passe na clara, farinha de rosca e frite em óleo quente.
Coloque o arroz e a água para cozinhar. Se for necessário pode ir acrescentando mais água. Não deixe secar. Quando estiver cozinho acrescente o leite e deixe ferver. Pegue meia xícara de açúcar e em outra panela faça o caramelo apenas deixando o açúcar queimar. Despeje sobre o arroz. Cuidado pois pode espirrar. Vá misturando até dissolver todo o caramelo. Acrescente uma pitada de sal (muito importante pra não ficar com um gosto doce enjoativo). Acrescente mais açúcar a gosto. Deixe ferver e dar uma reduzida para apurar o gosto.
Prontinho. Pode ser servido quente ou gelado! Bom apetite!
1q de capa de filé resfriado, misturei um pouco de patim
Vem com metade de gordura para tirar
Cortar em cubos e temperar (alho tempero de churrasco pimenta calabresa, um pouquinho de sal)
Abrir a geladeira, eu encontrei:
Meio paio, ¾ de linguiça calabresa, 8 cogumelos e 2 ovos, cheiro-verde, arroz de ontem, uma fatia de mussarela e um pedaço de queijo minas (tinha alcaparras, mas minha esposa não gosta)
Modo de preparo
Corte o paio e a linguiça em fatias grossas. As fatias de paio divida pela metade e a de linguiça calabresa parta em 4, isso faz render.
Foloque a linguiça e paio numa panela e frite um pouquinho com 1 colher de Quali (pode ser manteiga, azeite, óleo, etc). Separe num lugar.
Frite os cubos de carne na mesma panela (lembre-se que esta deve estar bem quente`, para que a carne não perca o líquido. Depois de uns minutos vire uma a uma até que doure.
Depois misture a carne, o paio, a linguiça e os cogumelos com o arroz de ontem numa travessa e coloque no forno.(10 min)
Cozinhe os ovos e ponha em fatias junto com o cheiro-verde por cima da travessa(mais 5 min de forno e pronto. Obs. coloque somente um pouquinho de sal na carne o restante não precisa
Depois descobri umas azeitonas verde na geladeira, mas fica pra próxima.
A primeira dica para uma couve bem feita: não compre a verdura já fatiada e vc vai me perguntar pq, claro… e eu te respondo, já fatiado pode vir de tudo, até bichinho… por isso queridos, comprem as folhas, lavem muito bem, de preferência deixando de molho um pouquinho…
O segredo é juntar uma boa quantidade de folhas, fazer um rolinho e com uma faca bem afiada ir cortando o mais fino que você conseguir…
E então na panela mais larga que você tiver refogue um tanto de alho em uma boa chorada de azeite – as quantidades vão depender da quantidade de couve que você fizer, ok? só não pode deixar o alho escurecer, quando ele ele começar a querer ficar moreninho tá na hora de jogar a couve… depois de uma boa misturada, deixe em fogo bem baixinho e abafe por uns 5 min só pra cozinhar…
Combina com feijoada e tbm com aquele comidinha do dia a dia
Numa panela, coloque a margarina e a goiaba e deixe cozinhar até derreter. Depois de derretido, coloque o queijo, a banana, a canela e deixe cozinhar por 4 minutos.
Retire e sirva quente.
Dica: coloque este doce em pequenas travessas e sirva-o com biscoitos folheados. Para decorar, utilize canela em pau.