Coloque o lagarto em uma panela de pressão juntamente com as cebolinhas, cenouras e os tabletes de caldo de carne, cubra com água fervente e cozinhe por uma hora, aproximadamente. Prepare um molho, misturando o açúcar, a canela, mostarda, cravos e o abacaxi. Misture o molho preparado e leve ao fogo com a água que sobrou do cozimento da carne, por 40 minutos em fogo baixo e panela semi-aberta. Sirva o lagarto fatiado com o molho.
Tempere com sal e limão. Cubra e leve à geladeira por 1 hora.
Em uma frigideira grande, derreta a margarina, doure a cebola e o alho, junte o pimentão e refogue. Junte a azeitona, a farinha de milho, a pimenta, o sal e a salsa. Misture bem até a farinha ficar úmida. Deixe esfriar.
Escalde 5 folhas de couve. Escorra, deixe esfriar e distribua sobre a carne. Espalhe a farofa e enrole a carne como rocambole. Amarre com uma linha grossa.
Coloque em assadeira untada com óleo e regue com o caldo de legumes.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos.
Tire o papel, regue com o caldo que se formou na assadeira e deixe dourar.
Sirva com a couve fatiada e refogada no azeite e alho fatiado.
¼ de xícara (chá) de óleo; azeitonas pretas inteiras;
02 ovos (separar claras e gemas).
Modo de preparo
Corte a batata em pedaços pequenos e cozinhe-a num refogado com óleo, cebola, alho, tomate, cheiro-verde e sal.
Junte um pouco de água e cozinhe até amolecer e ficar quase seca.
Junte a ervilha e misture levemente para não desmanchar. Deixe em fogo brando por alguns minutos, até a água secar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, acrescente as gemas batidas, os demais ingredientes e, por fim, as claras em neve.
Misture em uma panela grande, o suco de limão, cebola picada, alho socado com sal, folha de louro e a pimenta. Limpe bem a carne, sem tirar a capa de gordura que a envolve.
Coloque no tempero e deixe tomar gosto de um dia para o outro, virando-a de vez em quando.
Retire a carne do tempero e a enxugue com um guardanapo. Tempere com sal, enrole bacon em volta e amarre com barbante.
Pique o toucinho bem miúdo e frite-o na própria gordura. Depois de frito, retire os torresmos e refogue a carne na gordura da panela, virando-a para dourar por igual.
Depois, passe para uma assadeira, espalhe a manteiga por cima e leve ao forno pré-aquecido, por trinta minutos, regando de vez em quando com o próprio caldo da assadeira. Massa:
Peneire a farinha de trigo em uma tigela, abra uma cavidade ao meio e adicione o fermento partido em pedaços, junte doze colheres (sopa) de água morna e misture com as pontas dos dedos.
Cubra e deixe repousar por 15 minutos em lugar morno. Acrescente uma pitada de sal e os ovos.
Misture e sove até a massa ficar seca e aveludada.
Cubra e deixe repousar por mais 20 minutos.
Polvilhe uma mesa com farinha de trigo e abra a massa na espessura de ½ centímetro.
Retire a carne do forno e deixe escorrer bem a gordura, sem desamarrar o bacon.
Coloque a carne sobre a massa e enrole, fechando as extremidades com a ponta de uma colher.
Faça três buracos na parte de cima, para sair o vapor. Retire o caldo da assadeira e reserve.
Derreta a margarina na mesma assadeira e coloque a carne com o lado que fechou a massa para cima, leve ao forno pré-aquecido e asse por uma hora.
Coloque o enrolado em uma travessa, aqueça o caldo reservado e adicione o creme de leite sem deixar ferver. Sirva este molho a parte.
Limpe a rabada, corte em pedaços e tempere de véspera.
Junte com o coxão duro, cortado e temperado com alho socado, sal, pimenta e limão.
Leve uma panela ao fogo com um pouco de óleo, junte as carnes, doure a acrescente as cebolas inteiras, os tomates e os pimentões picadinhos, louro, cheiro-verde picado, um pedaço de aipo e o alho poro. Refogue e cubra com água. Deixe ferver até a carne começar a amaciar.
Coloque o paio, o toucinho, a linguiça e o lombo e deixe ferver.
Acrescente o milho, a abóbora, o nabo, o cará, as batatas doce e inglesa, as cenouras, o repolho, as folhas de couve (enroladas e amarradas) e a mandioca.
Prove o tempero, se necessário, acrescente mais água.
Tampe a panela e deixe em fogo brando para ferver, até que tudo fique bem cozido.
A medida que os legumes forem cozinhado, vá retirando e reservando para não amolecerem demais.
Junte as bananas da terra e complete co cozimento.
Leve uma panela ao fogo com o caldo retirado e peneirado, para o pirão. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre, até engrossar e tomar consistência.
Numa tigela, tempere o lombo com alho, cheiro verde, vinagre, óleo, sal e pimenta a gosto. Fure bem a carne e deixe descansar nos temperos por cerca de 2 horas.
Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Coloque a carne numa assadeira e asse por 1 hora (a carne deve ficar quase assada), regando de vez em quando com o molho da marinada. Tire do forno.
Corte a carne em fatias a intervalos regulares sem chegar até a base. Corte as maçãs em fatias e introduza uma fatia em cada corte, alternando as cores.
Asse por mais 30 minutos ou até o lombo ficar macio e dourado.
Coloque num prato de servir e mantenha a aquecido. Junte as passas ao molho que restou na assadeira e deixe aquecer bem, raspando o fundo com a colher de pau.
Coloque numa molheira e sirva acompanhando o lombo.
Lave a abobrinha e corte-a em rodelas. Coloque água para ferver com sal e afervente a abobrinha por 5 min. Escorra. Retire o sal das carnes e corte-as em pedaços.
Frite o toucinho e junte as carnes e refogue.
Adicione o alho e deixe dourar. Corte os pimentões em tirinhas, pique o tomate e a cebola, junte o vinagre e o extrato de tomate. Acrescente tudo à carne e misture bem. Retire do fogo, não deixe os temperos fritar.
Retire toda a carne da panela, deixando um pouco de gordura. Coloque a abobrinha nessa panela e refogue ligeiramente. Retire do fogo e coloque a abobrinha numa forma. Despeje por cima a carne com os temperos. Sirva quente.
1 tablete de caldo de carne dissolvido em água quente
1 folha de louro
1 lata de creme de leite
2 xícaras (chá) de ervilhas
Modo de preparo
Derreta a manteiga na panela de pressão e frite a carne aos poucos, para não juntar suco.
Junte as cebolas, refogando bem.
Tempere com sal, pimenta e a farinha de trigo. Junte o caldo de carne aos poucos, mexendo sempre, o louro e deixe cozinhar por 40 minutos, ou até que a carne esteja macia. Caso necessário, junte mais água.
Depois de cozida, adicione as ervilhas e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Misture o creme de leite e retire do fogo antes de ferver.
Corte os filés em pequenas tiras. Tempere com sal, limão, cebola, alho, salsa e cebolinha e 1 cálice de vinho branco seco, tudo batido no liquidificador.
Descanse o peixe temperado na geladeira por duas horas. Depois empane as tiras de peixe em farinha de trigo e frite em óleo bem quente.
Quando dourados retire e escorra em papel absorvente.
Sirva quente com pedaços de limão.
Nossa dica: Para empanar, use farinha de trigo misturada a amido de milho, uma colher de sopa cheia de amido, para cada xícara de chá de farinha de trigo.